Instituto Histórico IMPHIC - Betim

"Sapire ut protego, Protego ut conservo"

1990
Na década de 90 a área interna do centro responde por uma parcela relativamente baixa das novas construções comerciais e a busca pela localização de novas construções no entorno da área central, especialmente no eixo da Av. Edimeia Mattos Lazarotti, sentido norte, área onde existia um grande número de lotes vagos, constituindo-se o maior mercado formal do município no que se refere a esse setor da economia.
Apesar da a área central do município de Betim constituir-se em uma força preponderante na estruturação do espaço urbano, que referencia e articula a região do seu entorno, o percentual identificado de domicílios vagos (11,6%) pode ser um indicativo de possível mudança de usos, do residencial para serviços e/ou comércio, e a a Lei n° 1744, de Uso e Ocupação do Solo, que vigorou desde 1986 até a edição do Plano Diretor Betim-96, não conseguiu imprimir densificação maior na área central do município predominando na área do Centro Histórico a horizontalizade, sendo maioria as edificações de até dois e três pavimentos. Nestes últimos tempos, construções recentes têm apontado no sentido de maior verticalização, mais de acordo com os coeficientes de aproveitamento permitidos pela legislação de 1996. No entanto, essas ocorrências de maior altura, pelo seu caráter pontual, no momento apenas contribuem para salientar a forte horizontalidade da ocupação do solo da área do Centro Histórico, como um todo.
No censo de 1991, Betim já contava com 169.756 habitantes e a  partir de 1993, o município passa por transformações significativas também nas questões sociais. O Parque Industrial continua a crescer, mas são implantados, ainda, serviços nas áreas da saúde, educação e infra-estrutura.
Em 96 é inaugurado o 1º Hospital Público de Betim, além da consolidação da rede municipal de saúde, com novas unidades de atendimento imediato. Na educação, o município passa a ser referência nacional da Educação Infantil, com a reconstrução das creches comunitárias. A rede municipal é maior que a estadual, no ensino de 1º grau, sendo Betim um dos poucos municípios de Minas com essa característica.
Outro investimento de grande importância na educação foi a instalação do campus da PUC-Minas-Betim, constituindo-se na 1ª Universidade do município. Seguindo este viés posteriormente chegou a Unincor, Unipac, Unopar, Faculdade Pitágoras e UNIS
Também são feitos investimentos que consolidaram o perfil industrial da cidade, como a implantação, em 1994, do Distrito Industrial de Bandeirinhas, que já abriga empresas como Plasc. Colauto e Santa Amália, já com previsão para instalação de outras. Também estão previstas novas empresas para os Distritos de Citrolândia, Jardim Piemonte e Paulo Camilo.
Em 1997 foi inaugurado o Betim Shopping; o 1º shopping center da cidade iniciando o processo de adequação do município as novas fases de crecimento do mercado varejista hodierno.
A cidade abriga hoje duas significativas referências sociais: a Colônia Santa Isabel, que abriga os portadores de Hanseniese desde a década de 30, e o Salão do Encontro, que desenvolve o ensino de diversas técnicas artesanais, sendo um exemplo de resgate da infância e da adolescência.
Esses investimentos, desde a esfera econômica do setor industrial até o comercial e de serviços, fazem com que Betim consolide sua posição de destaque entre as maiores cidades do Estado.

Exibições: 365

Rede de Defesa do Patrimônio

Rede de Movimento  da Sociedade Civil de Defesa do Patrimônio Cultural

Maiores informações

imphic@gmail.com

© 2024   Criado por Charles Moraes de Lima.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço