Instituto Histórico IMPHIC - Betim

"Sapire ut protegas, Protegere ut conserues"

Um dos primeiros modos de fazer existente em nosso município foi a tecelagem. Betim ja foi detentor de um grande número de teares nas casas das familias capelanovenses nos séculos passados. vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto.

Com tecidos industriais mais baratos crescentemente disponível quase em todos lugares, parece improvável que hajam pessoas interessadas em produzir o próprio tecido.

Como resultado tecelagem manual, ao ser negligenciada pode estar em perigo. Contudo há algumas vantagem em se tecer manualmente, particularmente em casa, pode-se ser feito no tempo livre e usando as fibras disponíveis na região.

Além disso, pode-se construir teares simples e eficientes com materiais da região com baixo custo

Apesar de o tear ter um baixo custo, o tecido acabado requer um investimento de tempo ao invés de dinheiro.
Há outras vantagens em fazer um tecido manual, pois estes são, geralmente, mais robustos que os outros e duram mais tempo.
Pode-se fazê-lo para necessidades específicas como sacos de tamanhos e formas fáceis de carregar, tapetes que se ajuste a tamanhos fora do padrão, utilização de material da região etc.

Somado a isso, os produtos produzidos podem prover renda extra, sendo vendidos localmente para aqueles que não conseguem produzir o próprio tecido, para o comércio turístico ou exportação, pois produtos de tecido são fáceis de armazenar e transportar, além de ter pouco desperdício se feito de forma correta.
Histórica e culturalmente desde os primórdios vemos muitos estilos e variedades de tramas e formar têxteis.
O desenho básico para um tear é a armação simples é a armação de tear simples. Este tear foi amplamente usado ao redor do mundo por povos distintos como os índios americanos e aldeões do hemisfério norte.
Teares de pedal podem às vezes ser chamados de teares de camadas múltiplas no qual o tecelão move as partes do tear com os pés para operar as mudanças das partes moveis do tear tornando possível tecer mais depressa e facilmente que a maioria. Os teares operam basicamente o mesmo modo, mas diferem na forma e na finalidade do produto que resultam.
Os teares de pedal eram semelhantes aos antigos teares usados na Grécia, Turquia, Balcãs e norte da Índia.
GRÉCIA

TURQUIA:


SÉRVIA:


BULGÁRIA:


ESLOVÊNIA:




(CONTINUA NA PROXIMA POSTAGEM...)

Exibições: 584

© 2020   Criado por Charles Moraes de Lima.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço