Instituto Histórico IMPHIC - Betim
"Sapio ut Protegam, Protego ut Praeservam"
CARTA DE SESMARIA DE JOSEPH RODRIGUES BETIM (Códice 7 - Colonial- Págs. 137/139 - APM)
Esta carta foi transcrita sem abreviaturas para maior compreensão do leitor .
Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, etc. - Faço saber aos que esta minha Carta de Sesmaria virem, que havendo respeito ao que por sua petição me enviou a dizer o CAPITÃO JOSEPH RODRlGUES BETIM, que ele Suplicante se achava nestas Minas com quantidade de família de filhos, e filhas, e genros, sem que tivesse terra alguma em que se pudesse situar, e fazer suas lavouras; e por que se achavam devolutas algumas terras entre Paranbupeba, e a estrada que vai para as Abrobras, cujo distrito, digo, cuja distância poderia ser três léguas, pouco mais ou menos; e porque para poder acomodar suas famílias lhe eram necessários as ditas três léguas em quadra, que se lhe podiam inteirar correndo e começando do Ribeirão da Cachoeira para Norte, entre o dito Rio, e estrada, pelo que me pedia lhe fizesse mercê, atendendo às suas muitas obrigações, conceder as ditas três léguas de terra em quadra, começando do dito 'Ribeiro da Cachoeira para Norte, por Carta de Sesmaria. na forma do estilo; e visto seu requerimento, e informações que deu o Provedor Juiz das Sesmarias, e se não oferecer dúvida, Hei por bem de fazer mercê ao dito Capitão Joseph Rodrigues Betim, em nome de sua Majestade; que Deus Guarde, de lhe dar de Sesmaria duas léguas de terras que começarão do Ribeiro da Cachoeira, entre Paranbupeba e a estrada das Abrobas, declarando em sua petição, sem prejuízo de 3º, assim, e do mesmo modo que são, e com as referidas confrontações, com declaração que as ditas terras se cultivarão, e povoarão dentro em dois anos, e não o fazendo nelas se lhe denegará mais tempo, e se julgará por devolutas na forma das ordens de Sua Majestade de 22 de outubro de 1698. E outrossim será obrigado o dito Capitão Joseph Rodrigues Betim a mandar confirmar esta Carta de Data por Sua Majestade, que Deus Guarde, dentro em três anos pelo seu Conselho Ultramarino; Pelo que mando ao Provedor e Juiz das Sesmarias dos distritos do Rio das Velhas, Sabará e Caeté, lhe mande dár posse das ditas terras na forma do estilo; e a todos os oficiais de justiça, a quem o conhecimento desta pertencer," a faça cumprir, e' guardar integralmente coma nela se contém, a qual por firmeza de tudo lhe mandei passar por mim assinada e selada com o sinete de Minhas Armas, quê se registrará na Secretaria deste Governo, e aonde mais tocar. Dada nestas Minas Gerais aos 14 de setembro de 1711. O Secretario Manoel Pegado a Fez I Antônio de Albuquerque .Coelho de Carvalho.
1970
Esta concentração pode ser identificados dois sub-grupos:
[1] MTE – SGT/Rais-Caged
1990
Na década de 90 a área interna do centro responde por uma parcela relativamente baixa das novas construções comerciais e a busca pela localização de novas construções no entorno da área central, especialmente no eixo da Av. Edimeia Mattos Lazarotti, sentido norte, área onde existia um grande número de lotes vagos, constituindo-se o maior mercado formal do município no que se refere a esse setor da economia.
Apesar da a área central do município de Betim constituir-se em uma força preponderante na estruturação do espaço urbano, que referencia e articula a região do seu entorno, o percentual identificado de domicílios vagos (11,6%) pode ser um indicativo de possível mudança de usos, do residencial para serviços e/ou comércio, e a a Lei n° 1744, de Uso e Ocupação do Solo, que vigorou desde 1986 até a edição do Plano Diretor Betim-96, não conseguiu imprimir densificação maior na área central do município predominando na área do Centro Histórico a horizontalizade, sendo maioria as edificações de até dois e três pavimentos. Nestes últimos tempos, construções recentes têm apontado no sentido de maior verticalização, mais de acordo com os coeficientes de aproveitamento permitidos pela legislação de 1996. No entanto, essas ocorrências de maior altura, pelo seu caráter pontual, no momento apenas contribuem para salientar a forte horizontalidade da ocupação do solo da área do Centro Histórico, como um todo.
No censo de 1991, Betim já contava com 169.756 habitantes e a partir de 1993, o município passa por transformações significativas também nas questões sociais. O Parque Industrial continua a crescer, mas são implantados, ainda, serviços nas áreas da saúde, educação e infra-estrutura.
Em 96 é inaugurado o 1º Hospital Público de Betim, além da consolidação da rede municipal de saúde, com novas unidades de atendimento imediato. Na educação, o município passa a ser referência nacional da Educação Infantil, com a reconstrução das creches comunitárias. A rede municipal é maior que a estadual, no ensino de 1º grau, sendo Betim um dos poucos municípios de Minas com essa característica.
Outro investimento de grande importância na educação foi a instalação do campus da PUC-Minas-Betim, constituindo-se na 1ª Universidade do município. Seguindo este viés posteriormente chegou a Unincor, Unipac, Unopar, Faculdade Pitágoras e UNIS
Também são feitos investimentos que consolidaram o perfil industrial da cidade, como a implantação, em 1994, do Distrito Industrial de Bandeirinhas, que já abriga empresas como Plasc. Colauto e Santa Amália, já com previsão para instalação de outras. Também estão previstas novas empresas para os Distritos de Citrolândia,
Jardim Piemonte e Paulo Camilo.
Em 1997 foi inaugurado o Betim Shopping; o 1º shopping center da cidade iniciando o processo de adequação do município as novas fases de crecimento do mercado varejista hodierno.
A cidade abriga hoje duas significativas referências sociais: a Colônia Santa Isabel, que abriga os portadores de Hanseniese desde a década de 30, e o Salão do Encontro, que desenvolve o ensino de diversas técnicas artesanais, sendo um exemplo de resgate da infância e da adolescência.
Esses investimentos, desde a esfera econômica do setor industrial até o comercial e de serviços, fazem com que Betim consolide sua posição de destaque entre as maiores cidades do Estado.
Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog
Rede de Movimento da Sociedade Civil de Defesa do Patrimônio Cultural
Maiores informações
imphic@gmail.com
12 membros
14 membros
8 membros
1 membro
3 membros
9 membros
3 membros
8 membros
11 membros
4 membros
12 membros
8 membros
16 membros
15 membros
© 2024 Criado por Charles Moraes de Lima. Ativado por