Instituto Histórico IMPHIC - Betim

"Sapire ut protegas, Protegere ut conserues"


Grupo 01 - Artes e Ofícios Têxteis

01.01

Preparação e Fiação de Fibras Têxteis - Compreende a realização de operações muito variadas (descaroçar, macerar, lavar, cardar, bater, encaramear, fiar, ensarilhar, dobar, tingir, etc.), de modo a preparar e transformar fibras têxteis de origem vegetal ou animal (linho, algodão, cânhamo, seda, lã, etc.), por processos artesanais e com a incorporação de pequenos equipamentos, em fio ou linha para tecelagem, rendas, bordados, e outros trabalhos.

01.02

Tecelagem - Produção de tecidos ou artigos têxteis em geral, utilizando teares de vários tipos: manuais, jacquard, semi-industriais, de pedais múltiplos com computador acoplado, mas sempre assistidos manualmente. O tecido produzido resulta do entrecruzar dos fios da teia com os da trama.

01.03

Arte de Estampar - Compreende o processo artesanal de reprodução de elementos decorativos de natureza figurativa, geométrica ou abstrata sobre tecidos, utilizando como equipamentos auxiliares à estampagem manual, quadros de tela de rede, ou de outro material, cera, e tintas diversas

01.04

Fabricação de Tapetes - Produção manual de tapetes, carpetes, etc., que resultam do bordado feito em telas de estopa, linho, juta ou outros materiais, de acordo com padrões e técnicas tradicionais ou não, e seguindo desenhos previamente elaborados. Inclui-se aqui, por exemplo, a fabricação de tapetes de Arraiolos

01.05

Tapeçaria - Produção de tapeçarias com função essencialmente decorativa, manufaturadas em tear, horizontal (baixo liço) ou vertical (alto liço). Incluem-se aqui o trabalho de ateliês ligados à tapeçaria contemporânea.

01.06

Confecção de Vestuário por Medida - Execução, manual, ou com recurso à máquina de costura, de peças de vestuário por medida. Integra os alfaiates e as costureiras.

01.07

Fabricação de Acessórios de Vestuário - Compreende a manufatura de chapéus, luvas, gravatas, lenços e outros acessórios de vestuário, a partir da utilização de materiais têxteis e outros.

01.08

Confecção de Calçado de Pano - Manufatura de chinelos e outro tipo de calçado, costurado manualmente, ou com o auxílio de pequenas máquinas apropriadas, utilizando tecidos de diferentes cores e padrões.

01.09

Confecção de Artigos Têxteis para o Lar - Manufatura de artigos para uso no lar, designadamente, colchas, mantas, toalhas, sacos diversos, ou ainda as tradicionais rodilhas. Trata-se, em muitos destes casos, da utilização da técnica da costura de retalhos, conhecida como patchwork.

01.10

Confecção de Trajes de Espetáculo, Tradicionais e Outros - Design e confecção artesanal de guarda-roupas utilizados nas artes do espetáculo (teatro, dança, cinema, circo, desfiles de carnaval, desfiles alegóricos, etc.), bem como toda a indumentária ligada à tauromaquia (fatos de toureiro e de cavaleiro, por exemplo). Inclui, ainda, a confecção artesanal de peças de vestuário tradicional, usadas, designadamente, nos grupos folclóricos e etnográficos.

01.11

Confecção de Bonecos de Pano - Manufatura de chinelos e outro tipo de calçado, costurado manualmente, ou com o auxílio de pequenas máquinas apropriadas, utilizando tecidos de diferentes cores e padrões

01.12

Confecção de Artigos de Malha - Execução manual de peças de vestuário ou artigos utilitários e decorativos para o lar, utilizando fios de lã, algodão e outros, que são tricotados com duas ou mais agulhas apropriadas, ou com máquinas não automatizadas

01.13

Confecção de Artigos de Renda - Execução manual de rendas utilizando fios de vária natureza (algodão, linho, seda ou outros) e uma ou mais agulhas ou utensílios diversos, consoante o tipo de renda (crochê, frioleiras, de duas agulhas ou feita ao ombro, de cinco agulhas, filet ou do nózinho, etc.). Incluem-se aqui, também, as rendas de bilros

01.14

Confecção de Bordados - Execução manual de bordados sobre diversos tipos de tecidos (algodão, alinhado, linho, estopa fina, etc.), utilizando vários tipos de fios (algodão, linho, seda, etc.) e fazendo uso de utensílios como agulhas, tesouras, dedais, bastidores, etc.. Inclui, também, o bordado a palha característico do Faial.

01.15

Passamanaria - Execução manual de artigos de passamanaria, tais como franjas, borlas, alamares, galões, destinados a aplicações que vão do têxtil-lar ao vestuário de natureza cerimonial (fardas, insígnias doutorais, etc.), a partir de fios de várias cores e qualidades (têxteis, metálicos, etc.), utilizando agulhas apropriadas e materiais como cartão ou arame.

01.16

Colchoaria - Confecção e reparação de colchões e almofadas, enchendo, com materiais apropriados (lã, sumaúma, etc.) as respectivas capas, de acordo com técnicas de distribuição uniforme do enchimento.


Exibições: 220

© 2019   Criado por Charles Moraes de Lima.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço