Instituto Histórico IMPHIC - Betim

"Sapire ut protegas, Protegere ut conserues"

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."
O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.




Ache outros vídeos como este em IMPHIC Instituto Historico de Betim

Exibições: 272

Respostas a este tópico

AQUI GOSTARIA DE DISCUTIR COM VOCÊS COMO PODEREMOS CRIAR UMA METODOLOGIA PARA IDENTIFICAR E REGISTRAR NOSSO PATRIMÔNIO IMATERIAL
É Avner, perspectivas muito interessantes, principalmente com relação a este programa da Petrobras!! realmente há necessidade de que possamos nos reunir para traçar diretrizes, porém, já me ocorreu que durante a realização de outros trabalhos do instituto como aquele ligado a pesquisa oral podem surgir informações que nos permitam identificar nosso Patrimônio Imaterial, porém, penso que tem de ser rápido, pois como nossa Betim vem adquirindo cada vez mais contornos de Metrópole, corre-se o risco que tais informações se percam mui rapidamente. Outro dia mesmo estava mostrando nossa home page para minha esposa, vendo as fotos que vç adicionou por último, quando ela identificou o antigo mercado de Betim (que ficava localizado atrás do Museu onde hj existe uma rua) e se emocionou ao lembrar que ela frequentava lá com o pai dela qdo ela era pequena, lembrando inclusive da disposição das bancas, o que era vendido... quem sabe este local que já não existe mais pode ser um ponto de partida? este mercado marca uma época de uma Betim ainda pequena, e várias pessoas (mesmo em nossa geração) lembran-se dele. Fica ai este meu palpite.

RSS

© 2020   Criado por Charles Moraes de Lima.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço