Instituto Histórico IMPHIC - Betim

"Sapire ut protego, Protego ut conservo"

Banda Musical Nossa Senhora Do Carmo

O movimento musical de Betim, no que corresponde á Banda de musical, teve seu início por volta de 1890, cuja organização coube ao Sr. Jacinto Franco do Amaral.

Por falta de registros, é tido como oficial o ano de 1903, data em que temos como prova a fotografia da banda, que tinha como denominação “Banda Clássica”, que naquela época tinha obrigatoriamente em sua composição a presença do coral feminino

Em 1922, estando Capela Nova com a Banda de Música desativada, coube ao Vigário, padre Osório de Oliveira Braga , entusiasta e incentivador da música, encarregar o mestre Divino Ferreira Braga de reunir os antigos músicos que estavam dispostos a continuar a nova safra de músicos que surgia, para reativar-lá, que voltava com denominação de “Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo” nome em homenagem à Padroeira do distrito

Em 1946, o Sr. João Carlos Ferreira Batista que era músico (Saxofonista e Flautista) encontrou a banda de música mais uma vez parada. Então procurou o maestro Divino Braga e reuniram novamente os músicos para atender os festejos das comemorações cívicas e religiosas locais, conforme a foto de 1956 com os seguintes músicos:

José Xisto, José Muxiba, João Passos, Conrradinho (vivo), Afonso Melo, João Careca, Antônio, José Faustino, Abel, José Venâncio, Xico da Nicota, Martinho, João Dias Assunção (vivo), Erdinho e Zezé

Em 1964 , tivemos finalmente, o registro de estatutos da Banda musical Nossa Senhora do Carmo, sob a presidência do Sr. José Pereira da Cunha. Após a gestão do maestro Divino Braga.

A Banda Jovem de Betim nasceu da idéia de fazer com que os alunos da Escola Raul Saraiva Ribeiro, com idade media 18 anos, adquirissem gosto pela musica como meio de expressão da arte e divulgação da cultura, tendo a mesma gravado dois discos, sendo um compacto duplo e o outro long playing

Com Maestro Otávio Xavier que permaneceu na banda de 1989 à 2000. Em 1992 foi a campeã do estado de Minas Gerais, para bandas com 22 á 35 elementos. Nesta época com o apoio da FUNARBE- fundação artístico e cultural de Betim.

Em 2001 a banda recebe o nome de BANDA MUSICAL NOSSA SENHORA DO CARMO DE BETIM.

A banda no dia 16 de julho sai na madrugada em alvorada homenageando os festeiros da famosa festa de Nossa Senhora do Carmo.

Ensaios

Todas as Terças e Quintas de 19:00h às 21:00h, biblioteca publica no angola . Aberto ao público.

E assim nessas idas e vindas, a Banda Musical Nossa Senhora do Carmo nunca deixou-se acabar, nela uma história de vidas e amantes da musica que até hoje nos emociona com suas alvoradas e apresentações. Neste sentido devemos valorizar uma das partes mais belas da nossa cultura betinense, mineira e brasileira.

Exibições: 156

Comentário de Arlindo Adriano da Silva Rodrigu em 27 setembro 2018 às 10:18
Precisamos da ajuda de todos

Comentar

Você precisa ser um membro de Instituto Histórico IMPHIC - Betim para adicionar comentários!

Entrar em Instituto Histórico IMPHIC - Betim

Rede de Defesa do Patrimônio

Rede de Movimento  da Sociedade Civil de Defesa do Patrimônio Cultural

Maiores informações

imphic@gmail.com

© 2024   Criado por Charles Moraes de Lima.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço